Como a Azul Linhas Aéreas e a Viasat estão conectando o céu do Brasil

O serviço gratuito de Wi-Fi a bordo é oferecido com a tecnologia de conectividade a bordo (IFC) de ponta da Viasat

azul-320.jpg

Brasileiros e visitantes internacionais prontos para retomar as viagens aéreas estão prestes a descobrir uma experiência de conectividade totalmente nova. Isso porque a Azul Linhas Aéreas — maior companhia aérea do Brasil em número de decolagens e de cidades atendidas — elevou o nível de exigência ao oferecer o serviço de Wi-Fi a bordo da Viasat gratuitamente.

Agora, em todos os voos domésticos equipados com o serviço de conectividade a bordo da Viasat (IFC), os clientes podem aproveitar aplicativos de redes sociais, navegação na web e chat de texto sem custo extra.

A Azul é a primeira companhia aérea sul-americana a oferecer o serviço da Viasat. Ao escolher uma parceira que já atende as principais companhias aéreas do mundo, a empresa busca oferecer uma experiência Wi-Fi totalmente diferenciada em seus voos — o que será importante para os brasileiros no retorno às viagens.

O acordo entre as duas empresas inclui equipar mais de 100 aeronaves em toda a frota da Azul. Em junho de 2021, o IFC gratuito já está disponível em 15 aeronaves Airbus A320/321 e duas aeronaves E195-E2, com mais instalações em andamento.

“Nosso objetivo é ajudar a Azul a se diferenciar, oferecendo uma experiência de Wi-Fi em voo poderosa para todos os passageiros”, disse Don Buchman, vice-presidente e gerente geral de Aviação Comercial da Viasat. “Vemos nosso relacionamento com a Azul como um endosso importante da qualidade, do desempenho e da escala excepcionais da internet que oferecemos em voo.”

woman online on aircraft

A woman tries the Viasat service on an Azul flight June 17.

Azul estreia serviço gratuito de Wi-Fi a bordo com passageiros, tripulantes e funcionários

A Azul marcou o lançamento de seu “Azul WiFi” com clientes, tripulantes e funcionários, durante um voo de Campinas (VCP) a Belo Horizonte (CNF) — dois dos aeroportos mais movimentados do país em 2020 —, no dia 17 de junho.

Animados para demonstrar o avanço e a velocidade da tecnologia a bordo, os influenciadores digitais Caren Sales, Jota Júnior e Cris Barth realizaram transmissões ao vivo em seus perfis no Instagram, a 35 mil pés de altitude.

“Você viaja conectado, falando com as pessoas que gosta. Eu estava falando com o pessoal em casa o tempo todo, avisei que cheguei”, contou Júnior, após desembarcar. “E o serviço funciona — fiz até uma live durante o voo. É incrível, sensacional!”.

No Brasil, o sistema de IFC da Viasat utiliza capacidade de banda Ka de seu satélite parceiro, o SGDC-1, de propriedade da Telebras. Buscando conectar pessoas onde quer que elas estejam — no ar, na terra ou no mar —, a Viasat planeja ampliar a rede do SGDC-1 com sua constelação de satélites de próxima geração, ViaSat-3, que vai entregar ainda mais dados e velocidades mais altas em todo o Brasil. O satélite ViaSat-3 que cobrirá as Américas está programado para ser lançado em 2022.

Michelle Munoz-Talcott is Marketing Director, Global Mobile Solutions at Viasat. She leads marketing and strategy in the Global Mobile Solutions segment, which includes commercial and business aviation as well as maritime. She has over 20 years of marketing experience in the technology and wireless industries including Verizon, Vodafone and Nokia (formally Alcatel-Lucent). Her roles have included working in all facets of marketing and product management as well as international posts in Europe.