2021, o ano em que a Viasat conectou o Brasil em terra e também no ar

Veja como a Viasat tem cumprido o compromisso de ampliar as ofertas de internet via satélite no país

Em 2021, o time da Viasat não mediu esforços para crescer e conectar mais lugares e pessoas no Brasil

A Viasat Brasil deu boas-vindas à nova década com exemplos reais de como planeja conectar mais e mais brasileiros nos próximos anos. Relembre quais foram os principais destaques de 2021 nas frentes de internet residencial, internet para empresas, aviação e serviços governamentais.

●      Novos planos residenciais para oferecer mais opções aos brasileiros

A internet residencial da Viasat conectou alguns dos lugares mais remotos do Brasil em 2021. Seja em Fernando de Noronha (PE), na Ilha de Marajó ou em Alenquer, ambas no Pará, onde vive a família do estudante Artur Mesquita, chegamos onde fibra, rádio ou outros tipos de serviços não chegam.

Vinicius Pinho, da Viasat, viajou até a zona rural de Alenquer (PA) para conhecer o estudante Artur e acompanhar a instalação da internet residencial via satélite.

E menos de um ano após se tornar a primeira provedora de serviços de internet a alcançar o país todo, a Viasat apresentou ao mercado novos planos residenciais, otimizados para refletir os diferentes perfis de consumo e demandas de conectividade dos brasileiros.

Com mais opções, os planos são pensados para simplificar a escolha da velocidade e do pacote de dados ideal para cada cliente. O que não mudou, no entanto, é a premissa de oferecer um serviço transparente e de alta qualidade, com o melhor custo-benefício do mercado satelital.

Além de novos planos, outro fator chave para o crescimento do número de assinantes residenciais em todo o Brasil foi o fortalecimento da rede de parceiros locais, que conta com Visiontec, Sitel e, desde o início do ano, SKY Brasil. Líder no segmento de TV por assinatura via satélite no país, a SKY complementa a oferta de valor aos seus clientes com o serviço de internet da Viasat, fomentando o acesso a ainda mais recursos de informação e entretenimento.

Leia sobre os novos planos de internet residencial e o anúncio da parceria com a SKY Brasil.

Chegou a vez das empresas aproveitarem os benefícios da internet via satélite

À medida que o serviço residencial crescia no Brasil todo, a Viasat notou os desafios que empresas pequenas ou grandes, principalmente em locais de difícil acesso, ainda enfrentam para acessar uma internet rápida e de confiança. Com mais negócios migrando para o on-line durante a pandemia, foi o momento certo de trazer ao país mais uma solução do portfólio da Viasat.

Para isso, consolidamos nossa parceria com a Ruralweb, com quem trabalhamos desde 2019, e também contamos com o reforço de mais um parceiro de peso: a Telefónica Global Solutions, subsidiária da Telefónica, que tornou-se responsável por distribuir o serviço de internet para empresas no Brasil.

Conectando as aeronaves da Azul e o céu do Brasil

Na missão de conectar brasileiros em terra, céu e mar, outro momento marcante de 2021 foi o lançamento oficial do “Modo Azul”, serviço de Wi-Fi gratuito da Azul - Linhas Aéreas Brasileiras para os passageiros aproveitarem aplicativos de redes sociais, navegação na web e chat de texto sem custo extra. A Azul é a primeira companhia aérea no Brasil - e em toda a América do Sul - a contar com a tecnologia de conectividade a bordo da Viasat, um acordo para equipar mais de 100 aeronaves da frota.

Assim como fazemos na Viasat, a Azul vai além para oferecer a melhor experiência para seus consumidores. Por isso, aproveitamos a oportunidade para parabenizá-la por ter sido eleita a companhia aérea com melhor entretenimento a bordo da América Latina em 2021, na avaliação dos usuários da plataforma de buscas de viagens Kayak.

Relembre como foi o voo inaugural do “Modo Azul”, em junho.

Levar internet a quem mais precisa: um dever da Viasat

Acesso à internet é um direito humano, segundo a ONU. E uma oferta adequada de conectividade pode ser fundamental para o desenvolvimento de quem, até então, estava isolado. Ciente disso, a Viasat também trabalha junto com governos para promover a inclusão digital. No Brasil, fazemos parte de dois programas liderados pelo Ministério das Comunicações em parceria com a Telebras: o Wi-Fi Brasil, em que já completamos mais de um ano de parceria, e o Wi-Fi Brasil Livre, lançado em 2021.

São milhares de pontos de acesso à internet instalados e em funcionamento em locais chave, como instituições públicas, escolas, hospitais e unidades de saúde, em comunidades vulneráveis de todo o país. Banda larga acessível e escalável que, agora, chega a lugares historicamente desconectados, onde outros serviços de internet não chegam.

Família Viasat: casa nova e novos membros

Para fazer tudo isso, é claro que precisamos de mais pessoas. Cerca de 40% dos funcionários brasileiros entraram na empresa este ano e continuamos empenhados em formar um time de talentos locais para desenvolver diversas linhas de negócio.

Inauguramos nosso novo escritório na cidade de São Paulo. Localizado no Itaim Bibi, ele foi pensado para manter a equipe unida com conforto e seguindo sempre as medidas de segurança que o retorno ao trabalho híbrido ou presencial exige.

O que vem por aí?

2021 foi um ano e tanto - e não vamos parar por aí! A Viasat continua trabalhando para chegar a mais dezenas de milhares de clientes brasileiros e ampliar o portfólio de soluções de internet via satélite. Novas parcerias e serviços digitais trarão mais opções de lazer, entretenimento e educação para os assinantes em 2022.

Com lançamento também previsto para 2022, o primeiro satélite de ultra capacidade da constelação ViaSat-3cobrirá as Américas. Combinado ao atual SGDC-1, da Telebras, o novo satélite permitirá que a Viasat ofereça mais capacidade para regiões do Brasil onde a demanda por conectividade e largura de banda continuam crescentes. Mais um passo importante para ampliar a oferta de serviços e melhorar a qualidade de conexão dos brasileiros.

Sempre com nosso objetivo de conectar as pessoas em mente, continuaremos com as iniciativas com impacto social. Ampliaremos nossas atividades trazendo novas iniciativas globais de ESG para a realidade brasileira. Isso significa direcionar investimentos e esforços para parcerias e projetos que fomentem desenvolvimento social, econômico ou ambiental.

Fique de olho em nossas redes sociais. Em breve, contaremos tudo sobre essas novidades!